Total de visualizações de página

sábado, 27 de outubro de 2012


O espírito evoluído deve manter sempre suas vibrações elevadas 



Regis Mesquita




O espírito que evolui caminha para a neutralidade, pois cabe a ele manter-se em vibrações elevadas mesmo que à sua volta impere vibrações, pensamentos e sentimentos inferiores ou de sofrimento. Ao manter sua vibração elevada e sua mente clara e calma, o espírito elevado consegue aquietar o ambiente, e gerar condições para soluções eficientes, nobres e sensatas.

Regis Mesquita
http://www.facebook.com/nascervariasvezes


A palavra de Lao Tse: “reaja inteligentemente, mesmo a um tratamento não inteligente.” Lao Tse


A principal tarefa de quem quer ser uma pessoa boa é desenvolverqualidades e habilidades. Ter o que ofertar ao próximo é o início de qualquer boa ação. Se a pessoa desenvolve a paciência, poderá ofertar paciência. Se desenvolver a capacidade de cuidar de um doente, poderá ofertar isto. Quanto mais qualidades e habilidades, mais terá para ofertar.

Todavia, se a outra pessoa se deixar influenciar pela situação do outro, irá diminuir sua capacidade de oferta. Pense no seguinte exemplo: uma mãe estava desesperada com o filho acidentado. A pessoa que podia ajudá-la também ficou desesperada; não teve condições psicológicas para doar calma e tranquilidade. Se ela tivesse mantido a neutralidade, teria serenidade para transmitir, diminuindo um pouco o sofrimento da mãe.

Algumas pessoas pouco evoluídas dizem que amigo é aquele que chora junto. Este é o amigo pouco evoluído, o amigo evoluído está junto transmitindo paz, serenidade e consolação. O amigo evoluído ajuda a resolver os problemas imediatos, ampara em assuntos que o outro não encontra em situação de resolver. Se for evoluído, terá tantas coisas boas para ofertar que ele não precisará chorar junto. Ele emana, por exemplo, bondade, permitindo que o sofrimento se faça um pouco mais leve.

Os ideais da sociedade são úteis para regular o comportamento de pessoas pouco evoluídas. Quando estas pessoas evoluem, elas devem adotar práticas mais saudáveis. Elas devem preservar sua capacidade de ofertar o que é bom e nobre, mesmo em situações nas quais esta opção seja difícil. Por exemplo: quem tem muito a ofertar costumeiramente doará mais do que receberá. São poucas as pessoas preparadas para doar muito; portanto, é comum pessoas capazes de ofertar muito encontrarem com pessoas que ofertam menos. Muitas vezes os grandes ofertadores irão se sentir “bobos”. Se permitirem ser dominados pelas sensações negativas, irão negar a oferta e terão um grande esforço para ficarem piores.

O caminho mais fácil, saudável e satisfatório, para quem tem muitas qualidade e habilidades, é permitir que suas qualidades e habilidades fluam. Mesmo que os outros não mereçam, o melhor caminho é permitir fluir o que existe dentro dele -  ser o que ele é. Quanto mais oferta mais forte ficam as qualidades e habilidades. Quem mais usufrui é a própria pessoa. Ao contrário, para paralisar este fluir/doação é necessário agregar negatividades, como raiva, rancor, orgulho, etc. O maior prejudicado é a própria pessoa.

Se você for bondoso, terá mais trabalho para não ser bondoso. Será mais simples e eficiente ser o que você já é - bondoso. Além disso, cultivará habilidades que irão fortalecê-lo. Preservar o que já existe de nobre dentro de cada um é uma tarefa de suma importância, razão pela qual a neutralidade é uma qualidade extremamente bem vinda.


 “Um mundo evoluído é composto por pessoas que possuem muito que ofertar e ofertam intensamente. Ou seja, eles se permitem estabelecer trocas, visando compartilhar o conhecimento e gerar ajuda mútua”.   Caminho Nobre 

Nenhum comentário:

Postar um comentário