Total de visualizações de página

domingo, 23 de janeiro de 2011

 
 
Olá a todos, segue uma matéria sobre a importância do sistema endócrino no nosso corpo espiritual e qual a influência.


Por Edgar Cayce


São, diz Cayce, o ponto de contato entre os três corpos, o lugar onde se encarnam o espírito e a alma, e pelo qual estes últimos atuam no corpo físico. Portanto, se alguém quer curar-se, toda cura tem de passar pelo sistema glandular.

Senhor Cayce nos deu um ensinamento sobre as glândulas endócrinas e seu funcionamento no corpo humano, sua relação com o corpo físico e com as energias mentais e espirituais.

- Um ensino para ser útil, requer 15 ou 20 séries de leituras!Posto que o sistema glandular é a fonte de todas as atividades humanas, de todas as disposições, de todos os temperamentos, e da diversidade das naturezas e as raças. Se conhece ainda pouca coisa sobre as atividades destas glândulas (escrito em 1937).

Posto que se esteja ainda por descobri-las, ou melhor, por redescobri-las... o medo, a cólera, a alegria, qualquer destas energias emocionais, está relacionada com uma atividade nas glândulas endócrinas e produzem secreções (hormonais) que se expandem dentro do conjunto do organismo. E quais são as funções destas glândulas endócrinas?

(...) O olho, o nariz, o cérebro, a traquéia, os brônquios, os pulmões, o coração, o fígado, o baço, o pâncreas, não podem ter seu próprio papel, mas graças ao sistema que os permite renovar-se, isto é, o conjunto de funções glandulares (...). Daí, o fato de que este sistema endócrino esteja influenciado pelas atividades da alma.

E é aqui onde está o dom do Criador do Homem. Pode-se ver claramente como as glândulas endócrinas estão relacionadas com a renovação das células, com a degeneração ou com o rejuvenescimento. E isto se faz não somente através das energias físicas, mas também através das energias do corpo mental e do corpo espiritual, posto que as energias glandulares são, pode-se dizer, as fontes a partir das quais a alma pode habitar o interior de um corpo.

- É, pois, através destes mini centros de energia como nosso corpo mental e nosso corpo espiritual podem atuar sobre nosso corpo físico. É a partir destas glândulas que se cria a doença ou a cura!

(...) as atitudes mentais não são alheias ao fato de ter uma unha do pé que cresce, ou os olhos bem alinhados, ou a faculdade de ter voz apesar das emoções, posto que todas estas manifestações físicas funcionam com o trabalho das glândulas endócrinas (que atuam) sobre o sistema sensorial.


Dito de outro modo, são estas glândulas as que orquestram todas as atividades do corpo físico, sua forma, suas manifestações, suas percepções, etc. Quando Cayce fala de “centros glandulares maiores”, designa com isto as principais glândulas endócrinas ( isto é, aquelas que secretam hormônios): a pineal, a pituitária, o timo, a tireóide, as suprarenais, as células de Lyden(pouco conhecidas mas importantes), as gônadas masculinas e femininas. Existem outras glândulas no organismo, mas correspondem ao que a tradição hindu chama “os chacras”, que são as chaves da personalidade humana.

Cada uma destas glândulas corresponde não somente a uma função precisa, mas também a uma vibração colorida e tonal, a um elemento da Terra, a um signo astrológico e a influência de um planeta.

- A pituitária é, disse Cayce, a glândula mais alta do corpo, está relacionada com a luz e se desenvolve silenciosamente. A glândula Pineal é o ponto de arranque da construção do embrião no seio da mãe. A Tireóide entra em ação quando se deve tomar uma decisão e atuar. O Timo corresponde ao coração. As Suprarenais são nosso centro emocional e atuam sobre o plexo solar. As células de Lyden são o centro do equilíbrio masculino-feminino e enfim as gônadas são o motor do corpo físico.

- Senhor Cayce, é verdade que a cólera provoca a secreção de venenos através das glândulas? Que a alegria teria o efeito oposto? Que em ambos os casos, são as suprarenais as que estariam implicadas? Que elas provocariam reações no plexo solar, reações que se propagariam ao corpo etéreo?

_ Sim, com efeito, as suprarenais estão principalmente implicadas, mas todas as demais glândulas também estão implicadas no processo. Por exemplo, uma pessoa que está criando encontrará que a cólera afeta suas glândulas mamárias e que o bebê se encontrará perturbado em suas glândulas digestivas. Fígado, rins e todas as outras glândulas (endócrinas ou não), estarão afetadas. Não obstante, é verdade que a reação se produz principalmente nas suprarenais.

- É que os planetas situados em nosso tema astrológico têm uma relação e uma influência nas glândulas, da seguinte forma: a pituitária estaria relacionada com Júpiter, a tireóide com Urano, o timo com Vênus, o plexo solar com Marte, as células de Lyden com Netuno, as gônadas com Saturno, é isto correto?

- Sim...mas, estas relações entre planetas e glândulas variam em cada pessoa seguindo suas experiências de vida. Se trata de energias variáveis na natureza do homem em si mesmo, posto que está ligado a todas as energias que existem e reagem frente a ele. Mas, (...) não são os planetas que governam ao homem, e sim que é o homem enquanto é Homem de Deus, o qual tem governado os planetas, haja vista que ele é uma parte deste universo planetário. Desse modo, esta correspondência entre planetas e glândulas endócrinas é somente relativa, relativamente exata. E é aqui, nestas glândulas, onde atua a aplicação concreta destas forças planetárias na vida dos indivíduos, melhor que vê-las como espécie de cobertura que cobriria a cabeça da cada um.

Nesta série de leituras(281), Cayce dá uma surpreendente explicação do Livro do Apocalipse, que seria – disse ele – uma descrição simbólica do corpo humano (e, particularmente, do funcionamento das glândulas endócrinas no organismo).

Em 1930, fez uma leitura para uma jovem que sofria de problemas nervosos. Ao longo desta leitura, Cayce fez a seguinte alusão:
- Estaria bem que o médico que trata a esta enferma leia o Apocalipse e o estude em relação com este caso. Daí o trabalho de grupo de estudos constituído em Norfolk por Cayce, para estudar esta questão da interpretação médica do Apocalipse. O trabalho deste grupo foi publicado e dá uma luz surpreendente sobre o funcionamento destas famosas glândulas endócrinas (estas leituras foram extraídas daí).

Cayce estima que, a doença chega ao corpo através dos venenos segregados nos centros glandulares pelas atitudes negativas. Inversamente, poderia se provocar a cura trabalhando em um sentido positivo sobre estes centros glandulares. Deve-se atuar sobre eles, reanimá-los, reparar suas energias em movimento, despertá-los. Cayce aconselha para isto uma ferramenta de base: A MEDITAÇÃO...

Ele explica que cada verso do Pai Nosso corresponde a um destes centros glandulares e que a recitação meditativa desta oração pode ter um efeito dinamizante sobre as glândulas endócrinas enfermas. O “Pai Nosso” é o princípio muito mais antigo que o judaísmo posto que se encontra já nas orações de Akenaton em Tell El-Amarna.

Senhor Cayce, é verdade que o “Pai Nosso” provoca a abertura destes centros glandulares?

- Sim, é. Esta não é a única via possível, mas é uma via que responderá ao desejo dos que buscam um caminho para poder compreender como atua a Força Criadora de Deus (sobre o corpo) – (Leitura 281-29).
- Então, a Pituitária corresponde à palavra “CÈUS”?
- Correto, já que em todas as suas atividades ela tem um papel desencadeante.
- A PINEAL corresponde à palavra “NOME”?
- Relativamente, sim.
- A TIREÓIDE à palavra “VONTADE”?
- Correto.
- O TIMO a “MAL”?
- Correto.
-o PLEXO SOLAR à palavra “OFENSAS”? (Estamos de acordo de que o plexo solar está relacionado com as suprarenais, centro das emoções?)
-Sim.
- E as CÉLULAS DE LYDEN à palavra ‘TENTAÇÃO’?
- Correto.
- E as GÕNADAS à palavra ‘PAN’?
- Portanto...(leitura 281-29)
-Então, como utilizar praticamente o “Pai Nosso” depois de se dar conta desta conexão da qual você nos tem falado com as glândulas endócrinas?
- Tratando de sentir a onda (vibracional) das significações de cada versículo correr através de vosso corpo físico, já que se produz nele uma resposta às representações do corpo mental e existe uma reação física que se constrói (mesma leitura). Isto nos leva a outra possibilidade de cura, a cura através da oração e a reza, da qual diversas formas se estão desenvolvendo atualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário